Depois que eu comecei a postar sobre pesquisas on-line aqui na página, choveram convites de pesquisas e empresas que eu nunca ouvi falar antes. E você provavelmente também começará a ver esse tipo de conteúdo sendo sugerido nos feeds das suas mídias sociais, além de ocasionalmente receber emails não solicitados de empresas de pesquisas.
Então, como saber se sites de pesquisas são legítimos ou fraudulentos? Siga as dicas abaixo:
- Empresa desconhecida. Antes de se inscrever num site de pesquisa, procure saber mais sobre a empresa. Procure não somente a área de cadastro para participantes, mas também a área de clientes. Siga as orientações deste artigo da Olhar Digital para saber como identificar sites suspeitos.
- Parece bom demais para ser verdade: Se um site de pesquisa promete ganhos altos com pouco esforço, provavelmente é scam. Sites de pesquisa legítimos pagam de acordo com o tempo e esforço exigido do participante; por exemplo, $5 para responder um questionário de 10 minutos, $75 por uma sessão de uma hora, ou $300 por um estudo que dura vários dias e requer tarefas diárias.
- Se pediu dinheiro, fuja! Se um site de pesquisa solicita dinheiro para participar das pesquisas, é uma fraude. Empresas legítimas não vendem produtos ou serviços para participantes e nem pedem pagamento para participação.
- Procure a Política de Privacidade. Se um site de pesquisa não possui uma política de privacidade, é provável que seja fraudulento. Sites de pesquisa legítimos têm políticas de privacidade que explicam como as informações coletadas são utilizadas, para quais fins, e como recorrer caso o participante se sinta lesado de alguma forma.
- Filho sem pai. Não confie em sites de pesquisa que não fornecem informações de contato. Empresas legítimas disponibilizam informações de contato como telefone, e-mail e endereço da matriz e filiais.
- Por que eles estão pedindo isso? Alguns sites de pesquisa, como o User Testing, disponibilizam sistemas para os clientes criarem pesquisas e posta-las diretamente, sem precisar de um pesquisador para gerencia-la, e isso pode possibilitar a atividade de indivíduos e empresas mal-intencionados. Não faça nada que você não se sinta confortável fazendo, e denuncie atividades suspeitas.
- Design suspeito: Se um site de pesquisa parece que foi feito pelo sobrinho do dono em 2001, é provável que seja uma fraude. Sites de pesquisa legítimos se dão o trabalho de contratar profissionais, até porque os clientes precisam confiar no serviço que estão contratando.
Para saber se uma empresa de pesquisa é legítima, procure saber se ela está afiliada a alguma associação da indústria, como a ESOMAR, a MRA, a ABEP (no Brasil) e outras. Mas é importante lembrar que, mesmo sendo bem-conceituadas para com seus clientes, nem todas as empresas têm sistemas vantajosos para os participantes: algumas pagam muito pouco e outras utilizam sistemas complicados que desencorajam a participação nos estudos. Vou falar sobre algumas dessas em outro post.








Você já encontrou alguma empresa de pesquisa fraudulenta? Como fez para identificá-la e se proteger? Joga aí nos comentários!

Deixe um comentário